Da análise de lojas online a milhões vendendo leggings na Internet: conheça o império de e-commerce de Marcio Eugênio

O dia mal começou a raiar e Marcio Eugênio já está de pé. São cinco horas e meia da manhã e o café já está na mesa. “Comecei a fazer crossfit de manhã cedo porque meu dia rende mais e também porque não tem aquela velha desculpa de estar muito cansado para começar a atividade física no final do dia”, comenta o empreendedor. 

Sócio-fundador de várias empresas, Marcio Eugênio é sinônimo de ação. Formado em Administração de Empresas, aprendeu a programar e a fotografar por conta própria, e a empreender também: “Criei minha primeira loja virtual em uma plataforma de código aberto, em 2005. Na época, tive que aprender a desenvolver porque queria novas funcionalidades em minha loja online e não tinha os recursos para pagar um programador. Foi na marra mesmo”, relembra Marcio. 

Pouco antes disso ele havia trabalhado com Marco Wink, outro sócio-fundador de duas empresas junto com o Marcio: a D Loja Virtual e Simplo7. “A gente sempre trabalhou bem juntos e quando perguntei se ele topava montar uma empresa do zero ele aceitou o desafio”. Nesse período ele já estava disposto a tocar o próprio negócio, e fazia isso em três frentes: prestava serviço para quem tinha loja virtual, administrava uma loja virtual própria e vendia fotografias. “Lembro de conversar com a Roberta, minha esposa, e propor que ela saísse do emprego que estava na época e tocasse exclusivamente a loja virtual”. Paralelo a isso, ele criou a D Loja Virtual, uma empresa focada em ajudar pessoas que querem vender online. 

No início a D Loja Virtual era focada em plataforma de e-commerce, com um sistema desenvolvido 100% pela dupla Marcio e Marco, mas com o passar dos anos a empresa ampliou o escopo de atuação, expandindo os serviços para treinamentos, tanto online como presencial, e consultoria em e-commerce: “Víamos que muitos donos de lojas online passavam pelos mesmos problemas que eu havia passado em minhas lojas virtuais e então sabíamos exatamente como ajudar esses lojistas: compartilhando nosso conhecimento de forma sistematizada”, acrescenta Marcio. O resultado disso tudo foi um grande sucesso, que rendeu a Marcio o prêmio de profissional do ano na Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em 2016.

Atualmente a D Loja aposta firmemente no serviço de consultoria, que atende mais de 300 clientes de diversos portes, segmentos e regiões do país, que, somados, faturaram mais 150 de  milhões de reais em 2019. A empresa tem uma metodologia própria para crescer vendas online, testada e validada na Monnieri, outra empresa do Marcio Eugênio, que comercializa moda fitness para o público feminino. “Ao longo de mais de 10 anos atuando no cenário de e-commerce dá pra aprender muita coisa. Especialmente o que funciona e o que não funciona”, pontua Marcio. Criada com investimento de cinco mil reais há cerca de dois anos, a Monnieri já faturou mais de R$ 2.5 milhões e espera dobrar esse faturamento em 2020.

Foram duros anos enfrentando o mar de adversidades que faz parte do dia a dia de todos os empreendedores: fluxo de caixa, contratações, projetos de expansão e largas tributações. Mas o resultado vem sendo colhido com êxito cada vez maior: em 2019 as empresas faturaram mais de R$ 10 milhões e superaram a marca de 65 funcionários. Para 2020, Marcio destaca que o foco é ultrapassar o total de 150 colaboradores e faturar mais de R$ 20 milhões . “Posso dizer com total certeza que não tenho um sonho específico, algo grandioso que seja legal de dizer com uma frase bonita. Eu simplesmente quero ajudar o maior número de pessoas possível a ter bons resultados, sejam essas pessoas clientes, fornecedores ou colaboradores. Acredito que até o momento eu tenho conseguido”, conclui Marcio.