BERA: Exame para avaliar a audição do bebê

Na grande maioria das maternidades, é realizado somente o exame de Otoemissões para avaliação da audição de um bebê.

Na grande maioria das maternidades, é realizado somente o exame de Otoemissões para avaliação da audição de um bebê. São poucas as maternidades que realizam a triagem de um bebê com o BERA, uma investigação mais detalhada onde o limiar auditivo da criança é pesquisado.

BERA, conhecido como Audiometria de Tronco Cerebral ou Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico, é um exame que demora aproximadamente 30 a 40 minutos, realizado por um otorrino ou fonoaudiólogo, que vai dar mais informação sobre o nível da audição de um bebê.

No procedimento, são utilizados eletrodos que são colocados sobre a pele em determinados locais da cabeça da criança e em seguida um som é emitido.

São realizados estímulos como:

  • Click
  • Tone Burst
  • Chirp

Não é esperada nenhuma resposta ou reação da criança a este estímulo sonoro. Por esta razão, a criança deve estar em sono profundo, o que não é fácil de se conseguir, principalmente em crianças maiores de 01 ano de idade. Por isso a importância de realizar a avaliação auditiva de uma criança nos primeiros meses de vida, onde ela passa mais tempo em um sono profundo.

O exame também pode ser realizado sob sedação.

Em crianças com malformação congênita de orelha externa ou para complementação do exame nos casos de perda auditiva condutiva o exame também pode ser realizado por Via Óssea.

O BERA, além de pesquisar o limiar auditivo, tanto em adultos como em crianças (Teste da Orelhinha), também avalia a integridade das vias auditivas centrais, importante na determinação de lesões retrococleares e neurológicas.

Comparativamente ao exame de Otoemissões, que se limita apenas a dizer se a criança passou ou não passou na Triagem Auditiva, o Bera determina o limiar auditivo e nos informa o grau de perda auditiva, mesmo sendo uma perda leve.

– O BERA nos fornece um detalhamento maior acerca da audição da criança, informa Dra. Andréa Pires de Mello, otorrinolaringologista e Otoneurologista.

Dra. Andréa Pires de Mello, é Médica Otorrino, Chefe do Centro de Pesquisa da Audição e Equilíbrio da Clínica Pires de Mello e Mestre pela Fiocruz (ENSP).

 

www.andreapiresdemello.com.br

Instagram: @DraAndreaPiresdeMello