Joesley Batista renuncia à presidência do conselho da JBS

Com a saída de Joesley, Tarek Farahat torna-se presidente do conselho da JBS e José Batista Sobrinho passa a ocupar o cargo de vice-presidente

São Paulo — A empresa de alimentos JBS informou nesta sexta-feira que Joesley Batista renunciou à presidência do conselho de administração da companhia e que seus conselheiros elegeram por unanimidade o executivo Tarek Farahat para o posto.

A companhia informou ainda que José Batista Sobrinho também foi eleito por unanimidade para a vice-presidência do conselho, posto atualmente ocupado por Wesley Batista, que seguirá como membro do colegiado e na presidência-executiva da maior produtora de carne bovina do mundo.

José Batista é pai de Joesley e Wesley. Além de sair da presidência, Joesley também desistiu de ocupar uma cadeira no conselho.

Desde a revelação do conteúdo da delação premiada de Joesley e Wesley Batista na semana passada, a JBS tem visto seu valor de mercado recuar e pecuaristas passaram a citar crise de confiança na empresa para exigirem pagamentos à vista antes de carregarem animais para abate nos frigoríficos da companhia.

A JBS também informou que vai criar um comitê de governança para “implementar melhores práticas globais”.

O grupo será comandado por Farahat, que atualmente já é membro do conselho da JBS e foi presidente da empresa de produtos de consumo Procter & Gamble no Brasil entre 2006 e 2012.

O anúncio da mudança no conselho de administração da JBS ocorreu pouco depois da presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Maria Silvia Bastos Marques ter apresentado sua renúncia ao presidente Michel Temer.

Joesley chegou a reclamar com Temer de entraves a seus interesses no BNDES e citou o nome de Maria Silvia, mostrou uma gravação feita pelo empresário de uma conversa com o presidente, parte de seu acordo de delação divulgado na semana passada.

O BNDES tem uma cadeira no conselho de administração da JBS, por meio de seu braço de participações.

“Governança é minha maior prioridade, com foco em ganhar confiança do mercado. Há um grande trabalho a ser feito para reconstruir a confiança”, disse Farahat em nota da JBS ao mercado.

Além de investidores pedirem pela saída dos irmãos Batista de seus postos na JBS após o escândalo das delações, a Reuters informou mais cedo que a diretoria da tradicional Sociedade Rural Brasileira (SRB) havia pedido ao BNDES que pressionasse pela saída dos irmãos Batista do conselho da empresa.

A direção da entidade representante dos agricultores e pecuaristas avalia que o BNDESPar, braço de investimentos do banco de fomento, na condição de acionista da JBS, deveria pressionar pela saída dos Batista para que a empresa possa continuar a operar em uma melhor situação.

Diante da crise, muitos pecuaristas têm adotado cautela nas negociações de boi com a JBS, negando-se a vender a prazo, como quer a companhia.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Não importa se renunciou, não importa se descobrir que está com um câncer terminal, não importa se foi atropelado por um treminhão. Não compro nada de criminosos, não sou receptador, não faço negócios com estelionatários, corruptos, bandidos. Friboi, Seara, Swift, Massaleve, Vigor, Itambé, Danúbio, Francis, Havaiana e outras na minha casa não entra mais.

  2. Naboji Nanahas

    o jonh son, e de carro vc anda?! gasolina vc compra?! entao eh so fio da meada colega, ate o ar que respiramos neste pais eh corrupto e estelionatarizado,,,,, ai vc vai para o exterior isso?! la tambem eh igual a LOREAL por exemplo manda na frança, na italia vc ja sabe, nos usa trump ta la de braços abertos !!rssss, russia ao putim, suiça , lavanderia, desde q o mundo eh mundo eh assim, nao adianta…relax e bom churrasco com marfrig !

  3. william gabaldo

    Parabéns Joesley. Você com sua sanha de olhar para o próprio umbigo levou mais uma vez o País à bancarrota. Idiota celenterado. Além de nos impingir seu legado de falcatruas, não bastasse limpou seu rabo na pocilga alheia. Saiu de fininho , com um claro golpe baixo. Mas não adianta achar que vaibficar assim. Nós pecuaristas que levamos na cara sua atitude não mais venderemos nossos produtos à vcs si corja. Nem à vista. E ainda mais não comprarmos mais quaisquer produtos seus. E ainda sei que ao serem despreteridos no Brasil deixarão de cumprir aqui seus compromissos. Vc merece apenas o nosso desprezo seu **** e que seus dias, sejam de todo recebidos em dobro por suas ações.

  4. william gabaldo

    Postei aqui e…

  5. william gabaldo

    Não sei porque abrem o post. Se não aceitam os comentarios. Palhaçada
    Até aí vc tem influencia seu pulha.