Jaguar Land Rover vai instalar fábrica no Brasil, diz presidente da montadora

Aumento do IPI em veículos importados foi um dos motivos que levou a montadora antecipar os planos para o mercado brasileiro

São Paulo – Rumores de que a  Jaguar Land Rover estaria estudando a construção de uma fábrica no Brasil não são recentes, mas a montadora confirmou a intenção, nesta sexta-feira, ao jornal Wall Street Journal.

A estratégia visa dar continuidade aos planos de expansão da montadora em mercados emergentes. Segundo Ralf Speth, presidente-executivo da fabricante de carros de luxo, a América do Sul é uma região muito interessante. “O Brasil é um mercado que vem crescendo de forma agressiva”, disse o executivo ao WSJ.

A montadora estuda instalar a unidade fabril em um dos três polos industriais do país. A ideia inicial é produzir carros apenas da marca Land Rover.

De acordo com Speth, o aumento de IPI em veículos importados foi outro fator que levou a montadora a antecipar os planos de começar a produzir no mercado brasileiro.

Além do Brasil, a Jaguar Land Rover também está procurando também um parceiro na China para a construção de uma fábrica.

Em 2011, as vendas globais de veículos da montadora cresceram 19% na comparação com o ano anterior, para 185.431 veículos.