Ipiranga é a melhor de atacado de 2012

Empresa do grupo Ultrapar tem planos de crescer no interior

São Paulo – A Ipiranga, segunda maior distribuidora de combustíveis do Brasil, foi eleita a melhor empresa de atacado de Melhores e Maiores 2012. No ano passado, a companhia teve um lucro líquido de 297,5 milhões de dólares.

Com 6.000 postos espalhados pelo país, a empresa quer reforçar sua presença no interior, com foco nos mercados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Não por menos, 40% dos mais de 800 milhões de reais que a companhia planeja investir em 2012 irão para essas regiões, com a previsão de abertura de 300 novos postos.

Ainda que os estabelecimentos garantam a principal fonte de receita do grupo, as lojas am/pm instaladas dentro dos postos ganharam força no negócio. A marca é a segunda maior rede de franquias do mundo, deixando gigantes como McDonald’s e Subway para trás.

Por aqui, a cadeia conta com quase 1.300 lojas em atividade, funcionando por um sistema de franquias administrado pela Ipiranga – só podem se tornar donos da am/pm aqueles que já forem proprietários de um dos postos da rede. Aqueles que contam com as lojas de conveniência costumam vender até 30% mais.

O varejo nas lojinhas acabou levando a Ipiranga a criar uma série de produtos de marca própria, como salgadinhos e bebidas. Estima-se que o faturamento de cada loja gire em torno de 70.000 reais por mês.