Iguatemi anuncia novo shopping center no interior de São Paulo

Empresa comprou terreno por R$ 30 milhões na região de Sorocaba e Votorantim

São Paulo – A Iguatemi comprou um terreno de 50,2 mil metros quadrados por 30 milhões de reais para o desenvolvimento de um shopping center no interior de São Paulo, na região de Sorocaba e Votorantim. O investimento total para a construção do shopping (líquido de luvas) será de 383,6 milhões de reais.

O terreno de 50,2 mil metros quadrados é anexo à área comprada em 2008, na cidade de Votorantim, na divisa com Sorocaba. Juntos, os terrenos totalizam 95,2 mil metros quadrados, com um potencial construtivo de três vezes a área do terreno, segundo a empresa. No terreno, a Iguatemi pretende construir um shopping de 57.600 metros quadrados de área bruta locável (ABL).

Os planos da Iguatemi no terreno incluem quatro torres comerciais até 2019, totalizando aproximadamente 60 mil metros quadrados de ABL. A Iguatemi inicialmente pretende permutar as torres por um VGV (valor geral de venda) estimado de até 80 milhões de reais, fazendo com que a TIR do projeto (taxa interna de retorno do projeto) suba de 16,2% para 18,2%.

Shopping

A Iguatemi será proprietária de 100% do shopping center. O resultado operacional liquido (NOI) previsto para o primeiro ano de operação do shopping é de 40,4 milhões de reais, enquanto o NOI previsto para o projeto completo é de 80,3 milhões de reais. A taxa de retorno esperada é de respectivamente 15,2% e 16,2% real e desalavancada.

O novo shopping adicionará 57,6 mil metros quadrados de ABL própria ao portfólio da Iguatemi – que hoje soma 238 mil metros quadrados de ABL própria em operação. Somando o novo shopping aos shoppings existentes e aos projetos já anunciados, a empresa calcula uma ABL de 420 mil metros quadrados em 2014. O novo projeto reforça a estratégia da Iguatemi de focar os segmentos A/B, nas regiões Sul e Sudeste. Com a construção deste shopping center, somado aos outros projetos greenfields já divulgados, a empresa terá 18 shoppings – sendo 12 no estado de São Paulo.

O shopping atenderá um público de médio e alto padrão socioeconômico. As cidades de Sorocaba e Votorantim possuem população de aproximadamente 700 mil habitantes. A região é formada por nove cidades, totalizando 1.171 mil habitantes e 345 mil domicílios.O terreno fica próximo à rodovia Raposo Tavares, sendo rota de passagem para o Oeste Paulista e para os estados do Sul e Centro-Oeste do pais.