Iberia anuncia voos entre São Paulo e Barcelona para 2011

Brasil se consolida como o mercado latino-americano mais importante da Iberia e o de maior crescimento em 2011, segundo a empresa

São Paulo – A Iberia anunciou hoje (18/10) que a partir do dia 28 de março vai oferecer voos entre São Paulo e Barcelona (Espanha). Serão três voos semanais diretos. Com a abertura destas novas rotas, o Brasil se consolida como o mercado latino-americano mais importante da Iberia e o de maior crescimento no ano 2011.

A oferta de lugares crescerá 31% no próximo ano. Além dessas três frequências São Paulo-Barcelona, há três voos que vão ligar Madri a Recife e Fortaleza a partir de fevereiro de 2011. A Iberia já possui duas frequências diárias entre São Paulo e Madri e um o vôo diário entre o Rio de Janeiro e Madri. Em 2009 a Iberia transportou entre o Brasil e a Europa aproximadamente meio milhão de passageiros.

No primeiro ano de operação, a Iberia prevê transportar entre São Paulo e Barcelona aproximadamente 68.000 passageiros. Serão três vôos semanais às terças, sextas e domingos, operados por um Airbus A-340/300 (capacidade para 254 lugares). Os passageiros procedentes do Brasil poderão fazer conexões a partir de Barcelona para outros 16 destinos da Espanha e 27 da Europa, África e Oriente Médio – todos operados pela Vueling, companhia em que a Iberia tem 45% do capital.

No último mês de setembro, a ocupação dos voos da Iberia atingiu 83,4% – o coeficiente de ocupação melhorou 4,4 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2009. O número de passageiros transportados por quilômetro aumentou 10,1%, enquanto o volume de oferta, medida em assentos ofertados por quilômetro, aumentou 4,3%. Na América Latina, o número de passageiros por quilômetro transportado aumentou 22,4%, com um aumento de oferta de 16,7%.