Hyundai vai produzir utilitário esportivo em Piracicaba

O Creta, nome do novo modelo, será vendido a partir do ano que vem para disputar espaço com concorrentes

São Paulo – A Hyundai anunciou nesta quinta-feira, 15, que vai produzir um utilitário esportivo compacto na fábrica de Piracicaba, no interior paulista, onde a montadora coreana investiu US$ 700 milhões para montar o HB20 a partir de 2012.

O Creta, nome do novo modelo, será vendido a partir do ano que vem para disputar espaço com concorrentes como HR-V, da Honda, Renegade, da Jeep, e EcoSport, da Ford.

Esse é um segmento do mercado que tem mostrado maior resistência à crise, mas que está ficando cada vez mais disputado. Nissan e Chery são outras marcas que também estão investindo na categoria.

A Hyundai ainda não revela os investimentos feitos em Piracicaba para a introdução do utilitário esportivo.

De acordo com a montadora, o Creta vai compartilhar a linha de montagem do HB20, mas será montado sobre a base do sedã Elantra, assim como terá motorização e câmbio diferentes em relação ao modelo de entrada da marca.

Também é mantido em sigilo o preço do Creta, cuja apresentação ao público foi marcada para novembro, durante o salão internacional do automóvel de São Paulo.

No comunicado em que confirma a produção do SUV (como esse tipo de carro também é conhecido na sigla em inglês), a Hyundai divulgou três fotos em que exibe a lanterna e contornos dianteiros e traseiros do Creta, mas sem mostrar o veículo por inteiro.

Segundo a montadora, o modelo foi adaptado para ter, no Brasil, equipamentos e design diferentes dos oferecidos em mercados onde já é vendido, como Índia, Rússia e países da América do Sul.