HP se divide em duas e lança novas empresas em bolsa

A HP Inc., que cuida dos negócios de computadores pessoais e impressoras, já nasce com cerca de 55.000 funcionários e listada no índice Fortune 100

São Paulo – A HP está oficialmente dividida entre duas empresas. Na segunda-feira (2) foram lançadas em bolsa a HP Inc., que cuidará dos negócios de computadores pessoais e impressoras, e a Hewlett Packard Enterprise, que ficará responsável pelas atividades de hardware e serviços corporativos da antiga companhia.

A HP Inc. já nasce com cerca de 55.000 funcionários.

“Em um mundo conectado e em constante transformação, nós vamos continuar nos reinventando. Nós abraçamos esse desafio com o coração e a energia de uma startup, combinados com o cérebro, músculos e determinação de uma companhia da Fortune 100 (lista das maiores do mundo)”, disse em nota o presidente executivo da HP Inc., Dion Weisler.

Já a Hewlett Packard Enterprise surge com aproximadamente 252.000 empregados globalmente e espera uma receita anual de 53 bilhões de dólares. 

“Os vencedores, no mercado atual, serão aqueles que usarem o poder da tecnologia para alimentar as melhores ideias, e a nova Hewlett Packard Enterprise foi criada para acelerar essa jornada para os clientes”, afirmou em comunicado Meg Whitman, presidente da HPE. 

No primeiro dia de negociação, as ações da HP Inc. (HPQ) subiram 13% na Bolsa de Nova York, enquanto as da Hewlett Packard Enterprise (HPE) caíram 1,6%.

Com a mudança, cerca de 30.300 empregos serão cortados.

Atualizada às 16h18.