Horizon deve entrar no mercado de telefonia este ano

A empresa de TV a cabo Horizon, sediada em Americana (SP), está prestes a fechar um contrato com uma grande operadora telefônica nacional para serviços de telefonia e transmissão de dados em sua área de cobertura. A Horizon, controlada por investidores americanos, atua em 37 municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro, todos com menos de 300 mil habitantes. “Esperamos fechar o contrato em julho ou agosto deste ano”, diz Christopher Torto, presidente da empresa.

Um acordo como esse significa que a operadora utilizará a rede de cabos da Horizon — que está presente em 80 mil residências e empresas — para prestar serviços de telefonia de voz e dados. Hoje, a única empresa que possui infra-estrutura que chega até o usuário final, no interior de São Paulo, é a Telefônica.

Os 80 mil acessos da Horizon são a base de assinantes do serviço de TV por assinatura. “Até o final do ano, esperamos chegar a 120 mil”, afirma Torto. Já o número de usuários do serviço de Internet rápida da Horizon — também via cabo — surpreendeu a empresa com um rápido crescimento. Eram esperados 2,5 mil usuários no final de 2002 e, segundo Torto, eles já são, hoje, 8 mil. “A expectativa para o final do ano passou a ser de 200 mil”, afirma ele.

Há alguns meses, a Horizon recebeu um financiamento de 202 milhões de reais, dos quais 80 milhões estão sendo utilizados para aumentar a rede da empresa. Do total de 37 cidades, 23 receberão a infra-estrutura da empresa até dezembro.