Grupo colombiano vence leilão de privatização da CTEEP

Controle da companhia foi vendido por 1,193 bilhão de reais

A Interconexión Eléctrica S/A foi a vencedora do leilão de privatização da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), realizado nesta quarta-feira (28/6) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A companhia colombiana arrematou os 31,342 bilhões de ações ordinárias colocados à venda com um lance de 1,193 bilhão de reais.

O lote negociado representa 50,1% das ações ordinárias (que dão direito a voto) da companhia, antes detidas pelo governo do Estado de São Paulo. A oferta vencedora propôs um ágio de 57,89% sobre o preço mínimo do leilão, 775 milhões de reais. Apesar de seis grupos terem mostrado interesse na compra da CTEEP, apenas um disputou o lote de ações com a Interconexión Eléctrica: a Terna Participações, que ofereceu um lance de 1,055 bilhão de reais.

Surgida da cisão da Companhia Energética de São Paulo (CESP), a CTEEP começou a operar em 1999. Em 2001, incorporou a Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica (EPTE). Com a venda das ações da companhia, o governo de São Paulo pretende usar o dinheiro arrecadado para capitalizar a CESP, que permanece sob controle estatal.

No primeiro trimestre de 2006, a CTEEP registrou lucro de 82,818 milhões de reais, levemente inferior ao registrado no mesmo período de 2005, 83,078 milhões de reais.