GP Investimentos compra parte da suíça Apen

Companhia adquiriu 26,7% da gestora de fundos por US$ 33 milhões

São Paulo – A GP Investimentos anunciou a compra de 26,7% da Apen, empresa de investimento com sede na Suíça. O negócio, fechado por 33 milhões de dólares, reforça a estratégia da GP de diversificar os ativos da companhia.

De acordo com comunicado, a carteira de investimento da Apen representa mais de 80% dos ativos totais da companhia. A partir de agora, no entanto, a gestora irá mudar o foco para co-investimentos e transações de private equity secundárias em mercados emergentes, com o objetivo de chegar a um portfólio mais equilibrado entre os co-investimentos e fundos de private equity.

“Vamos focar nossas estratégias de investimento em mercados emergentes, pois consideramos o crescimento econômico e a necessidade de capital nessas regiões atraentes”, afirmou David Salim, presidente da Apen.

Para a GP, a aquisição vai permitir que a companhia explore novos segmentos de mercados de investimento, com co-investimentos, fundos de fundos de private equity e operações secundárias.

“Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de ter  presença em um novo segmento e desenvolver uma plataforma global, diversificando ainda mais as nossas atividades em segmentos de mercado com perspectivas de crescimento notáveis”. disse Fersen Lambranho, presidente da GP.

Segundo ele, a iniciativa adiciona 421 milhões de dólares para a companhia, na forma de capital permanente.