Gol tem receita líquida de passageiros 8% maior em abril

No acumulado do ano, o PRASK apresentou expansão de aproximadamente 11% sobre igual período de 2012

São Paulo – A Gol registrou, no mês de abril, crescimento de 8% em sua a receita líquida de passageiros (PRASK), na comparação com o reportado em abril de 2012, informou a companhia, nesta segunda-feira, 20.

No acumulado do ano, o PRASK apresentou expansão de aproximadamente 11% sobre igual período de 2012. “É o décimo-terceiro mês de aumento consecutivo do PRASK”, informou a companhia.

O yield líquido apresentou aumento de 13% em abril na comparação com o mesmo período de 2012, ficando entre R$ 0,208 e R$ 0,213. O Preço médio do Combustível (PMP) do mês passado teve aumento em quase 2%, na mesma comparação.

A companhia também reportou que em abril sua oferta de assentos (assentos-quilômetro oferecidos – ASK) recuou 3,9%, frente a igual período do ano passado, enquanto a demanda recuou 10,6% na mesma comparação, resultando em uma diminuição de 4,9 pontos porcentuais na taxa de ocupação, para 66,7%.

Somente no mercado doméstico a redução da oferta foi da ordem de 6,9%, em função da parada das atividades da Webjet, enquanto a demanda caiu 12,7%, levando a uma queda da taxa de ocupação no mercado interno de 4,5 pontos porcentuais, frente a abril de 2012, para 67,7% no período.

No mercado internacional, a oferta do mês de abril apresentou aumento de 31,2%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, principalmente devido às novas operações diárias para Santo Domingo, Miami e Orlando iniciadas no final do ano passado. Já a demanda no mesmo período apresentou aumento de 17,5%, impulsionada pelo mesmo motivo, conforme explicou a empresa.

Com isso, a taxa de ocupação no mercado internacional apresentou queda de 6,8 pontos percentuais na comparação anual, principalmente pelo efeito do período de maturidade das novas rotas iniciadas em dezembro de 2012.