GOL tem prejuízo líquido de R$41,4 mi no 1º tri

Entre janeiro e março, a empresa foi afetada por um cenário de pressão nos custos operacionais, notadamente o custo de combustível

Rio de Janeiro – A GOL Linhas Aéreas encerrou o primeiro trimestre com prejuízo líquido de 41,4 milhões de reais, revertendo um lucro líquido de 69,4 milhões de reais no mesmo intervalo do ano passado.

Entre janeiro e março, a empresa foi afetada por um cenário de pressão nos custos operacionais, notadamente o custo de combustível, queda do real frente ao dólar e despesas com tarifas aeroportuárias nos principais aeroportos do Brasil.

“Adicionalmente, o resultado do período foi impactado pelas despesas com resultado financeiro de 23,2 milhões de reais e 25,5 milhões de reais de imposto de renda”, afirmou a empresa em comunicado.

Analistas consultados pela Reuters não tinham uma linha de estimativas comuns para a companhia. Seis analistas previram prejuízos que iam de 2,4 milhões a 127 milhões de reais, enquanto um esperava lucro de 32 milhões de reais.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e leasing de aeronaves (Ebitdar,a na sigla em inglês) foi de 267,9 milhões de reais no período, queda de 24,2 por cento ante o primeiro trimestre do ano passado.

Os custos e despesas operacionais subiram 22,6 por cento na comparação anual, para 2,158 bilhões de reais.

A receita líquida da companhia no primeiro trimestre foi de 2,166 bilhões de reais, alta de 14,3 por cento em comparação ao primeiro trimestre de 2011.