General Mills fecha compra de Yoki por R$ 2 bilhões

Empresas assinaram hoje acordo definitivo de compra e venda

São Paulo – A Yoki Alimentos assinou hoje acordo definitivo para ser adquirida pela General Mills, companhia americana global de alimentos com sede em Minnesota. A transação deve ser concluída durante a primeira metade do ano fiscal de 2013 da General Mills, que começa em 28 de maio. A negociação estava sendo feita desde fevereiro

O valor da transação é estimado pelo mercado em 2 bilhões de reais. Conhecida no mercado por sua pipoca de micro-ondas, a Yoki faturou cerca de 1,1 bilhão de reais em 2011.

“Estou muito satisfeito de ver as marcas Yoki e o nosso negócio se juntando à General Mills”, disse Mitsuo Matsunaga, principal executivo (CEO) da Yoki. “Nossa família está confiante que as capacidades globais da General Mills, combinadas aos excelentes funcionários e portfólio de marcas da Yoki levarão a empresa a um crescimento acelerado no Brasil nos próximos anos.”

Com nove fábricas em seis Estados, a Yoki foi fundada por Yoshizo Kitano e está a venda porque não tinha sucessores e vivia uma rixa familiar. A empresa produz 610 itens diferentes, de salgadinhos a sucos prontos e emprega mais de 5 mil pessoas no país.

A aquisição da marca é a primeira da General Mills ao Brasil por uma marca familiar desde 2009, quando vendeu a Forno de Minas para a família fundadora da empresa de Contagem (MG).

Atualmente, é a quinta maior empresa de alimentos do mundo e no Brasil, onde atua desde 1996, comercializa apenas produtos importados, como barras de cereais e sorvetes Häagen-Dazs.