Geely fecha parceria com representante da Kia no Brasil

Montadora chinesa, dona da Volvo, estuda construção de sua primeira fábrica no mercado brasileiro

São Paulo – Mais uma montadora chinesa está prestes a desembarcar no Brasil: a Geely, dona da Volvo. A companhia estuda a construção de uma fábrica em solo brasileiro e já fechou parceria com o grupo Gandino, que representa a coreana Kia no país, para começar a importar seus modelos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, desta  quarta-feira.

O acordo com o grupo Giandini foi assinado em julho de 2011, mas ficou guardado na gaveta por conta da alta do IPI dos modelos importados, como a Geely agora tem fábrica no Uruguai, a importação se tornou viável, por conta da isenção do imposto para veículos fabricados no Mercosul.

Segundo a reportagem, a importadora da Geely no Brasil será comandada por Invan Fonseca e Silva, ex-presidente da Ford. O primeiro modelo deve chegar por aqui em agosto e será um sedan médio, o EC7, e disputará mercado com os modelos Corolla, da Toyota, e Civic, da Honda. Em novembro, o compacto LC começará a ser comercializado por aqui e deve concorrer com o Gol, da Volkswagen, e o Palio.

A companhia não revela quanto planeja investir na unidade brasileira, mas, segundo Estadão, a companhia já visitou os estados de São Paulo, Santa Catarina e Bahia.