GE vê crescimento em 2012 após lucro atender estimativa

O maior conglomerado dos Estados Unidos espera um aumento de dois dígitos nos ganhos operacionais por ação no próximo ano

Nova York – A General Electric informou nesta sexta-feira que fechou o terceiro trimestre com lucro 18 por cento maior, a 2,34 bilhões de dólares, ou 0,22 dólar por ação, comparado a 1,98 bilhão, ou 0,18 dólar por papel, um ano antes.

A receita do grupo somou 35,4 bilhões de dólares no trimestre passado, acima da previsão do mercado de 34,94 bilhões. A receita aumentou nos segmentos de energia, aviação, saúde e transporte.

O maior conglomerado dos Estados Unidos espera um aumento de dois dígitos nos ganhos operacionais por ação no próximo ano, apesar do presidente-executivo, Jeff Immelt, ter citado uma “economia global volátil”.

Investidores classificaram a previsão inicial para 2012 como encorajadora, e observaram que os pedidos industriais da GE –um indicador importante de receitas futuras– cresceram 16 por cento no trimestre.

A maior preocupação que os investidores enfrentam é o efeito que a crise da dívida da Europa poderá ter nos resultados da GE no próximo ano.

“Possíveis preocupações daqui para frente serão relacionadas com a Europa e qual o impacto que podem ter, não só lá, mas sobre o crescimento global em geral”, disse o vice-presidente e gerente de portfólio sênior da Huntington Private Financial Group, Perry Adams.

Os resultados incluíram um encargo de 0,08 dólar por ação para recomprar as ações preferenciais que a empresa tinha vendido à Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, durante a crise financeira.

A recompra das ações, que continham um dividendo preferencial, vai impulsionar os ganhos anuais da GE em 0,03 dólar por ação nos próximos anos.

Eliminando itens extraordinários, o lucro do grupo chegou a 0,31 dólar por ação no trimestre, em linha com a previsão de analistas, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.