Fundador da JetBlue deixa presidência

David Neeleman será substituído por David Barger, executivo número 2 da empresa

David Neeleman, fundador da JetBlue, vai deixar a presidência da companhia aérea. De acordo com anúncio realizado nesta quinta-feira (10/9), Neeleman será sucedido por David Barger, executivo número 2 da companhia.

As mudanças foram decididas pela diretoria do JetBlue com a concordância de Neeleman, que possui uma grande fatia de ações da aérea, segundo um porta-voz da companhia.

Há poucos meses, Neeleman havia iniciado uma revisão geral na JetBlue, motivado por uma crise operacional em um aeroporto de Nova York que deixou centenas de passageiros presos dentro de aviões da JetBlue por horas.

Segundo o jornal americano The New York Times, Neeleman era conhecido como um líder carismático, que fez com que a companhia crescesse com rapidez. Com tarifas baixas, aviões novos e um serviço gratuito de televisão, a JetBlue conseguiu perturbar os competidores em dois grandes mercados da indústria aérea: o das rotas entre o nordeste dos Estados Unidos e a Flórida e o dos vôos transcontinentais. No entanto, o aumento dos preços de combustíveis fez com que as tarifas não mais conseguissem cobrir os custos da empresa. Desde então, a JetBlue se viu obrigada a aumentar os preços e conter o crescimento.