Francisco Valim deixa Experian para presidir Oi

Mudança de gestão foi informada em um comunicado do presidente mundial da Serasa Experian aos funcionários

São Paulo – O executivo Francisco Valim deixou na semana passada o cargo de presidente da Experian para Europa, Oriente Médio, África e América Latina para assumir o comando da Oi. Valim substituirá Luiz Eduardo Falco na presidência da companhia brasileira. Falco deixa o cargo em junho.

“Quero anunciar a vocês que Francisco Valim decidiu aceitar uma proposta para ocupar a posição de CEO da Oi, uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil e um importante cliente estratégico da Experian”, informou Don Robert, presidente mundial da Experian, em comunicado aos funcionários. “A Oi é listada na Bolsa de Valores de São Paulo e este anúncio reflete a trajetória excepcional de Valim como executivo”.

A Oi preferiu não comentar o assunto. Segundo uma fonte dos controladores da Oi, em até 10 dias haverá uma reunião de acionistas para formalizar o nome de Valim como presidente da empresa. “Não vejo grandes problemas na aprovação, já que é um nome que foi bem consolidado entre os acionistas”, disse a fonte. “Vamos cumprir nossas formalidades e fazer o anúncio ao mercado”.

A reunião de acionistas pode ocorrer ainda esta semana. Apesar de a saída de Falco estar prevista para o fim de junho, Valim deve assumir o cargo somente em setembro. “Nessa interinidade de 60 dias, Valim, caso tudo ande bem, já começa a interagir com a equipe e a traçar os planos”, afirmou a fonte. “O nome dele agradou a todo mundo”. Antes de ingressar na Experian, Valim foi presidente da Net, diretor financeiro da Oi e vice-presidente da RBS. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.