Fiat anuncia investimento de 1 bi de euros na Itália

Fábrica em Melfi produzirá dois novos modelos em 2014

A Fiat anunciou nesta quinta-feira (20) seu primeiro investimento de um novo plano para salvar suas fábricas subutilizadas no país natal, ao informar que investirá mais de 1 bilhão de euros (US$ 1,3 bilhão) para preparar a fábrica de Melfi, na região da Basilicata (sul da Itália) para produzir dois veículos utilitários esportivos pequenos, incluído um que será feito para a marca Jeep e vendido nos Estados Unidos.

O investimento foi anunciado nesta quinta pelo chefe-executivo Sergio Marchionne. Segundo ele, a fábrica de Melfi começará a produzir os dois novos modelos em 2014, com uma capacidade diária de 1.600 unidades. Ele também afirmou que a fábrica, que antes produzia o Grande Punto, poderá fabricar quatro modelos diferentes de carros.

“Nosso plano é corajoso, não é para gente de coração fraco. Foi uma decisão difícil, tomada em um mercado em queda livre”, disse Marchionne à agência Ansa, referindo-se ao mercado automotivo europeu, com vendas em queda. O plano da Fiat prevê o lançamento de 17 novos modelos, incluídos alguns para a marca Alfa Romeo. O objetivo é reverter centenas de milhões de euros em perdas na Europa e voltar ao equilíbrio no mercado continental em 2015. As informações são da Dow Jones.