Fed multa BNP Paribas em US$ 246 mi por “práticas inseguras”

Segundo o Fed, o banco foi incapaz de detectar o fato de que seus operadores usavam aplicativos de mensagens para se comunicar com competidores

Washington – O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira uma multa de US$ 246 ao banco francês BNP Paribas e algumas de suas subsidiárias no país por “práticas inseguras e pouco sólidas” no mercado de câmbio.

“A direção do Fed impôs a multa após encontrar deficiências na supervisão e controles internos de BNP Paribas a respeito do pessoal encarregado de comprar e vender dólares, bem como moedas estrangeiras para suas contas e de seus clientes”, disse a instituição americana em comunicado.

Segundo o Fed, o BNP Paribas foi incapaz de detectar e solucionar o fato de que seus operadores no mercado de câmbio usavam aplicativos de mensagens eletrônicas para se comunicar com seus competidores, com o objetivo de coordenar suas ações.

A decisão do Fed também pede que a BNP Paribas melhore seus sistemas de supervisão e os controles da direção em relação à negociação no mercado de câmbio.

O Fed lembrou que em janeiro do ano passado a direção do órgão regulador proibiu permanentemente que Jason Katz, ex-operador do BNP Paribas, atuar na indústria bancária por ter manipulado os preços das divisas.

Além da multa, o Fed proibiu o banco francês de voltar a contratar pessoas que estiveram envolvidas nesta manobra de manipulação do mercado de câmbio.