Farmacêutica Shire compra a rival Baxalta por US$ 32 bilhões

Valor pago por cada ação da Baxalta chega a 45,57 dólares. Ao fim da transação, os acionistas da companhia teriam cerca de 34% da empresa combinada

São Paulo – A farmacêutica irlandesa Shire concordou em pagar cerca de 32 bilhões de dólares pela norte-americana Baxalta, que fabrica medicamentos contra o câncer.

Pelo acordo, por cada papel, os acionistas da Baxalta receberão 18 dólares em dinheiro e mais 0,1482 de ações ADS (American depositary shares) da Shire.

Levando em conta o preço das ADS da Shire na última sexta-feira (8), o valor pago por cada ação da Baxalta chega a 45,57 dólares  um prêmio de aproximadamente 37,5% frente ao que cada papel valia em 3 de agosto, dia anterior à primeira oferta pública feita pela Shire.

Ao fim da transação, que deve ser concluída ainda em meados de 2016, os investidores da Baxalta terão uma participação de cerca de 34% na empresa combinada.

A nova companhia pode alcançar um faturamento anual de mais de 20 bilhões de dólares em 2020, segundo estimativas da Shire.

Seu negócio principal seria a plataforma de doenças raras, que deve ser responsável por 65% das receitas anuais.

“Essa combinação nos permite efetuar nossa visão de construir uma empresa líder em biotecnologia focada em doenças raras”, disse Flemming Ornskov, presidente da Shire, em nota.