Facebook fará funcionários usarem Internet lenta às terças

A rede social anunciou hoje a criação do 2G Tuesdays, o dia da semana em que todos usarão redes 2G em seus aparelhos

São Paulo – Como criar empatia entre profissionais acostumados com os avanços e dinâmicas do Vale do Silício e as pessoas que usam redes sociais em países emergentes?

Para o Facebook a solução foi criar um dia em que todos os funcionários usem uma Internet lenta para que possam sentir de verdade como é estar neste lugar.

A rede social anunciou hoje a criação do 2G Tuesdays, ou terças-feiras 2G, o dia da semana em que todos usarão a mesma velocidade média de países emergentes por pelo menos uma hora.

A ideia é fazer com que todos na empresa sintam na prática como abrir um aplicativo do Facebook em um smartphone de tecnologia 2G pode ser uma missão árdua.

Isso porque, embora a maioria das pessoas com smartphones nos EUA usem conexões mais rápidas, milhões de pessoas de todo o mundo só contam com uma Internet lenta.

E ainda assim elas usam – ou querem usar – a rede social, mesmo que com esse tipo de conexão elas ainda demorem cerca de 2 minutos para carregar uma página.

Tom Alison, diretor de engenharia da companhia, contou ao Business Insider que boa parte de sua equipe tenta otimizar as ferramentas da rede para redes de velocidades bem lentas.

Como parte do trabalho, eles usam celulares com rede 2G e até viajam para lugares como a Índia e o Quênia para entenderem como as pessoas usam os produtos por lá.

Porém, como não são todos os funcionários que podem ter essa experiência, o jeito foi oferecer a eles uma hora de 2G no celular a cada terça-feira.