Facebook compra empresa de realidade virtual por US$ 2 bi

Mark Zuckerberg anunciou aquisição da Oculus VR por 2 bilhões de dólares, empresa é responsável por criar o capacete de realidade virtual Oculus Rift

São Paulo – Por meio de um post em seu perfil no Facebook, Mark Zuckerberg anunciou a aquisição da Oculus VR. A empresa americana é a fabricante do Oculus Rift, um capacete de realidade virtual.

O valor total fica em torno de 2 bilhões de dólares. Deles, 400 milhões de dólares serão pagos em dinheiro. Para completar, 23,1 milhões de ações do Facebook, com valor total de 1,6 bilhão de dólares, também estão no negócio.

O acordo ainda envolve um pagamento de 300 milhões de dólares em dinheiro e ações desde que certas metas sejam atingidas. A expectativa é que o negócio seja concluído ainda no primeiro semestre de 2014.

Em seu texto, Zuckerberg também explica os motivos que levaram o Facebook a adquirir a empresa. “A missão da Oculus é permitir que você experimente o impossível. A tecnologia deles abre possibilidades de totalmente novas”, diz o CEO do Facebook.

De acordo com o texto, o Facebook irá auxiliar a Oculus VR a atingir seus objetivos e ir além deles. O Oculus Rift foi criado para ser utilizado como acessório de realidade virtual para jogos.

Zuckerberg, no entanto, vê um futuro diferente para a tecnologia. “Essa é uma nova plataforma de comunicação. Imagine compartilhar não apenas os momentos com seus amigos online, mas também experiências completas e aventuras”, escreve.

Em um post no blog da empresa, a Oculus VR fala sobre a aquisição. De acordo com eles, há alguns meses Mark Zuckerberg se aproximou da empresa. “Nós descobrimos que as duas equipes [Facebook e Oculus VR] compartilhavam uma visão profunda sobre a criação de uma plataforma para interação que permitir que bilhões de pessoas se conectassem de uma maneira que nunca foi possível”, diz o texto.

A Oculus VR começou a partir da plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. Pedindo doações para a construção do Oculus Rift, a empresa conseguiu 2,4 milhões de dólares para o projeto.

A aquisição é a segunda grande compra do Facebook em 2014. No dia 19 de fevereiro, foi anunciada a compra da plataforma de troca de mensagens WhatsApp por 16 bilhões de dólares.

Leia abaixo o post de Zuckerberg: