Exportação de soja supera 5 milhões de toneladas em maio

A média diária das exportações ficou em 422 mil toneladas, com um ritmo acima da média de abril, de 325 mil toneladas, mês em que o país chegou perto de um recorde

São Paulo  – Os embarques de soja do Brasil em maio somaram 5,07 milhões de toneladas nas primeiras três semanas do mês e se encaminham para um recorde mensal, à medida que o país exporta a sua maior safra da história frente a uma forte demanda, mostraram dados mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira.

A média diária das exportações ficou em 422 mil toneladas, com um ritmo acima da média de abril, de 325 mil toneladas, mês em que o país chegou perto de um recorde de exportações.

No mês passado, o Brasil exportou 7,15 milhões de toneladas da commodity, bem perto da marca histórica de 7,28 milhões de toneladas, registrada em maio de 2012.

A Conab estimou as exportações da safra 2012/13 em 36,78 milhões de toneladas da oleaginosa, ante 32,47 na safra passada.

Os preços da soja no mercado internacional acumulam alta nas últimas semanas, em meio a um aperto nos estoques e elevação dos preços no mercado físico norte-americano. O contrato julho da soja em Chicago subiu mais de 4 % desde o início de maio. Já os contratos mais distantes da bolsa tiveram queda nesta segunda-feira.

No mesmo período, a soja negociada em Paranaguá, porto de referência para a formação de preço para exportações subiu 1,7 %, segundo levantamento do Cepea.