EXAME premia as melhores ações sociais de empresas

Guia 2004 de Boa Cidadania Corporativa premia os melhores projetos e ações de empresas em responsabilidade social do Brasil

Os melhores projetos e ações sociais de empresas no Brasil foram premiados na noite desta quarta-feira (15/12) pela revista EXAME, da Editora Abril.

Belgo, Natura, Itaú, Companhia Paulista de Força e Luz, Pão de Açúcar, Suzano Bahia Sul, Perdigão, Basf, Acesita e Unilever foram eleitas como modelos de responsabilidade social pelo Guia EXAME 2004 de Boa Cidadania Corporativa. As 10 corporações investiram juntas 340 milhões de reais em projetos sociais em 2004.

Também foram premiados nove projetos sociais que se sobressaíram em 2004 (veja a lista completa logo abaixo) e três destaques regionais. São eles: Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), representando o Nordeste; Alumínio Brasileiro S/A (Albras), do Norte, e Marcopolo, da região Sul. Nesta edição, EXAME conferiu um destaque especial para o Banco Real ABN Amro pelo conjunto de ações sociais.

Credibilidade

Em pronunciamento na festa de premiação, à platéia lotada do Teatro Abril, em São Paulo, o presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, afirmou que “a empresa que investe em boa cidadania, e que pode ser considerada socialmente responsável, conta com este diferencial cada vez mais precioso: a credibilidade junto ao consumidor”. Civita ainda afirmou que as companhias podem fazer muito mais do que doações em dinheiro. “[Elas] podem contribuir com o que têm de mais valioso: conhecimento, capacidade de gestão e a participação enérgica dos seus dirigentes e funcionários.”

Referência para o setor social

O Guia de Boa Cidadania Corporativa da revista Exame, termômetro do setor, divulga este ano 800 projetos sociais de empresas que investiram um total superior a 850 milhões de reais, em 2004. Segundo o diretor-geral de VEJA/EXAME, Mauro Calliari, a preocupação das empresas com a área social vem crescendo substancialmente, pois há quatro anos, menos de 500 empresas participaram do Guia. Natura e Belgo são as duas marcas consideradas modelo de boa cidadania todos os anos. Basf, Pão de Açúcar, Unilever, Banco Itaú e Suzano Bahia Sul, entram na lista pela primeira vez.

O segmento de Saúde foi o mais beneficiado por projetos das empresas engajadas com a responsabilidade social, em 2004. O valor total dos investimentos no setor foi de 272,1 milhões de reais. O segundo posto ficou com o setor de Educação (264,8 milhões de reais), seguido de Criança e Adolescente (132,8 milhões de reais), Financiamento de Projetos (68,9 milhões de reais), Meio Ambiente (53,5 milhões de reais), Cultura (45,5 milhões de reais), Geração de Renda (32,4 milhões de reais), Pessoas com Deficiência (6,8 milhões de reais) e Terceira Idade (5,4 milhões de reais).

A pesquisa que resulta na lista das empresas-modelo e melhores projetos sociais é a maior do país nesse gênero. Este ano, EXAME recebeu 322 inscrições de corporações de diferentes portes e cantos do Brasil, das quais 256 estavam aptas a participar da seleção. “Para essas empresas, a responsabilidade com os stakeholders é parte fundamental da sua estratégia. E elas estão seriamente empenhadas em incorporá-la à gestão do negócio”, afirmou, em seu discurso, o presidente do Grupo Abril.

No total, foram recebidos 1178 projetos sociais desenvolvidos ou apoiados pelas empresas participantes. Desse montante, 800 integram o guia impresso, e outros 160 projetos serão publicados no Portal EXAME.

Festa de premiação

A entrega dos troféus, em solenidade no Teatro Abril, foi feita pelo presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, pelo diretor-geral de VEJA/EXAME, Mauro Calliari, pelo diretor de redação de EXAME, Eduardo Oinegue e pela redatora-chefe de EXAME, Cláudia Vassallo.

Também entregaram prêmios Malak Poppovic, do UN Fund; Marta Gil, da Rede Saci; Helio Mattar, do Instituto Akatu; e Mario Mantovani, da Fundação SOS Mata Atlântica. O evento contou com a participação de diretores, executivos, gerentes de projetos das empresas e também de presidentes de grandes organizações, como Jorge Eduardo Levi Mattoso, da Caixa Econômica Federal; Guilherme Peirão Leal, da Natura, e Vinícius Prianti, da Unilever.

Veja abaixo a lista completa das empresas e projetos premiados pelo Guia EXAME 2004

EMPRESAS-MODELO

  • Acesita
  • Unilever
  • Basf
  • Banco Itaú
  • Belgo
  • Pão de Açúcar
  • CPFL
  • Natura
  • Perdigão
  • Suzano Bahia Sul Papel e Celulose

    DESTAQUE ESPECIAL
    Pelo conjunto de projetos sociais

  • Banco Real ABN Amro

    PROJETOS SOCIAIS

  • Educação
    Telemar Norte Leste

  • Saúde
    Mineração Rio do Norte – Projeto Quilombo

  • Terceira Idade
    Serasa Saiba como Amadurecer mantendo a saúde, os direitos, o prazer e o bom humor – Guia Serasa de Orientação ao Cidadão

  • Portadores de Deficiência
    Furnas Centrais Elétricas Furnas:Efort na inclusão digital e social

  • Geração de Renda
    Caixa Econômica Federal Artesanato Brasil com Design

  • Financiamento de Projetos
    Caixa Econômica Federal – Programa Caixa Melhores Práticas em Gestão Local

  • Crianças e Adolescentes
    Orsa Celulose, Papel e Embalagens – Programa Criar

  • Cultura
    Fiat Automóveis – Um Poema Chamado Brasil

  • Meio Ambiente
    Pão de Açúcar e Unilever – Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever