EXAME inicia a premiação das melhores e maiores empresas de 2011

Cerimônia premia as empresas que mais se destacaram em 18 setores da economia

São Paulo – A EXAME iniciou, na noite desta quarta-feira (4), a cerimônia da 39ª edição de Melhores e Maiores, a mais tradicional premiação de negócios do Brasil. Durante o evento serão anunciadas as empresas que mais se destacaram em 18 setores da economia em 2011, fora o prêmio de Empresa do Ano Agronegócio e o prêmio máximo da noite, Empresa do Ano, vencido no ano passado pela Promon.

Os 1.300 convidados reúnem-se no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, para a cerimônia, na qual discursam o Ministro da Fazenda Guido Mantega e o Presidente do Conselho de Administração e Editor do Grupo Abril, Roberto Civita.

Na edição 2012 de Melhores e Maiores, que chega às bancas nesta quinta-feira (5), foram modificados os critérios para a classificação das empresas. Em vez de considerar as vendas brutas, o novo ranking baseia-se nas vendas líquidas, já livres de impostos, o que mexeu na ordem das maiores empresas.

Com isso, companhias de setores de elevada carga tributária tenderam a recuar, enquanto outras dispararam. É o caso de Multiplus, Anglo Gold, CNO Brasil e IE Madeira e Mineração e Usiminas, que saltaram mais de 200 posições no ranking das maiores do país. Já empresas como General Motors e Braskem – que neste ano ficaram de fora da lista das dez maiores empresas – registraram queda de algumas posições em função dos novos critérios.

Toda cobertura do Melhores e Maiores 2012 pode ser conferida aqui, em EXAME.com.