Ex-dono da Arisco cria empresa de produtos de limpeza

O ex-dono da Arisco, Grupo Alves de Queiroz do empresário João Alves de Queiroz Filho, lançou nesta quarta-feira (30/1), a primeira e principal empresa de sua recém-lançada holding Monte Cristalina.

A empresa anunciada é a Prátika Industrial, que vai atuar no setor de higiene e limpeza, com as marcas Assolan (lãs de aço), Prátika e Pertuto (esponjas sintéticas) e Help (fabricante das marcas próprias do Carrefour e da linha Scotch-Brite).

A fábrica da Prátika, que era controlada pela Arisco, fica na cidade de Goiânia (GO) e tem capacidade de produção de 1 800 toneladas mensais de lãs de aço. De acordo com o presidente da empresa, Nelson Mello, a companhia já nasce com 12% de participação no segmento de lãs de aço.

Ao longo deste ano, a Monte Cristalina vai investir 45 milhões de reais em empresas de bens de consumo e de comunicação. Também fazem parte da holding o grupo de comunicações Serra Dourada, de Goiás, dono de uma retransmissora do SBT no estado, e a InterAir, provedora de acesso à Internet, de São Paulo.

Para Mello, a Prátika deve abocanhar 15% do mercado de lãs de aço ainda em 2002, com o crescimento da marca Assolan. A marca já é líder em alguns estados da região Nordeste e é vendida no Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A estimativa é fechar o primeiro ano de atividade com receita em torno de 60 milhões de reais.