EUA recolhem 2 milhões de carros por airbags defeituosos

Essa é a segunda vez que veículos daToyota, Chrysler e Honda precisam passar por recall por conta de airbags que podem abrir repentinamente

As autoridades de transporte dos Estados Unidos solicitaram a revisão de mais de 2 milhões de veículos Toyota, Chrysler e Honda pela segunda vez por airbags defeituosos que podem ser ativados repentinamente com o automóvel em movimento.

A Administração Nacional de Segurança do Trânsito nas Rodovias (NHTSA, por suas siglas em inglês) dos Estados Unidos disse sábado que o recall dos veículos foi emitido após a inesperada ativação de airbags em aproximadamente 40 carros que já tinham sido recolhidos para revisão.

Este novo recall atinge os modelos Acura MDX, Dodge Viper, Jeep Grand Cherokee e Liberty, Honda Odyssey, Pontiac Vibe, Toyota Corolla, Toyota Matrix e Toyota Avalon fabricados na década de 2000.

Cerca de 20 milhões de veículos produzidos por alguns dos maiores fabricantes de automóveis do mundo foram retirados do mercado pelo risco de suas bolsas de ar fabricadas pela empresa Takata, classificados como “explosivos”, inflar de repente e com força podendo causar lesões graves ou até a morte.

O estouro dos airbags Takata está vinculado a pelo menos cinco mortes e centenas de feridos.