Estúdio Lionsgate comprará Starz por US$ 4,4 bilhões

A Lionsgate Entertainment anunciou que comprará a rede de televisão em um acordo que unirá duas empresas de mídia com laços com o magnata John Malone

A Lionsgate Entertainment, estúdio de cinema por trás da série de filmes “Jogos Vorazes”, anunciou nesta quinta-feira que comprará a rede de televisão Starz por 4,4 bilhões de dólares em dinheiro e ações, em um acordo que unirá duas empresas de mídia com laços com o magnata John Malone.

As duas empresas vinham negociando a possibilidade de uma transação por algum tempo.

O negócio, há muito antecipado, vai ajudar a diversificar as operações da Lionsgate e tornar as finanças da companhia menos dependentes da produção de um sucesso de bilheterias, de acordo com o analista da Jefferies John Janedis.

O presidente-executivo da Lionsgate, Jon Feltheimer, disse em conferência telefônica que o acordo cria “uma potência global de conteúdo que investe quase 2 bilhões de dólares por ano em conteúdo novo”.

A Starz, que compete com a HBO e a Showtime, também desenvolve programação original como a série de fantasia “Outlander”.

A aposta da Lionsgate em uma rede de TV a cabo traz riscos, no entanto, ao passo que mais espectadores assistem televisão online e compram menos assinaturas de TV a cabo.

“Também aumenta a exposição para os negócios de TV a cabo premium, que enfrenta desafios próprios em um cenário de mídia mais fragmentado”, disse Janedis.