Espanhola Abengoa venderá filial brasileira

Com a venda da Bargoa, dedicada à fabricação de componentes de telecomunicações, a empresa pretende concentrar seus esforços no núcleo de sua atividade

Madri – A empresa espanhola Abengoa, que desenvolve tecnologias para a produção de energias renováveis, tratamento de resíduos e dessalinizadores de água, fechou um acordo para vender sua filial brasileira, a Bargoa, à americana Corning Incorporated.

Segundo a Abengoa informou nesta quarta-feira em comunicado, com a venda da Bargoa, dedicada à fabricação de componentes de telecomunicações, a empresa pretende concentrar seus esforços no núcleo de sua atividade (engenharia, desenvolvimento e operação de plantas de energia termosolar; dessalinizadores de água; linhas de transmissão de energia; plantas de produção de bioetanol e de reciclagem de resíduos industriais).

Apesar desta venda, com aprovações regulatórias ainda pendentes, a Abengoa assinalou que o Brasil seguirá sendo um dos “mercados estratégicos” da companhia.

Segundo a Abengoa, 13% de suas vendas procede do Brasil e espera seguir encontrando no país novas oportunidades de crescimento para seus negócios.

A empresa espanhola está presente no Brasil há mais de 30 anos e desenvolveu um grande número de projetos para as principais companhias brasileiras.

Após a venda da Bargoa, a empresa manterá no Brasil uma bolsa de ativos de transmissão de mais de 7 mil quilômetros e três plantas de produção de bioetanol.