Encontro em Portugal vai ampliar parcerias para empresas do Brasil

Dezenove empresas brasileiras e cerca de 60 empresas portuguesas participarão, no próximo dia 16, do Rio Info Portugal, em Vila Nova de Gaia, polo de tecnologia do país

Rio de Janeiro – Dezenove empresas brasileiras e cerca de 60 empresas portuguesas, além de companhias da Espanha e França, participarão, a partir do próximo dia 16, em Vila Nova de Gaia, polo de tecnologia de Portugal, do Rio Info Portugal.

O evento internacional do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) é organizado pela Riosoft, agente do programa Softex do governo federal no Rio de Janeiro.

“A expectativa este ano é muito grande. As empresas brasileiras estão indo com apetite muito maior de buscar novidades lá, vendo o que podem agregar a seus serviços e produtos, e realizar negócios”, disse à Agência Brasil o diretor da Riosoft, Alberto Blois.

Ele avaliou que, ao mesmo tempo, os portugueses estão procurando caminhos para sair da crise econômico-financeira. “E o caminho mais fácil para eles é criar parcerias, sejam elas comerciais ou técnicas, com as empresas brasileiras”, assegurou Blois.

Para as pequenas e médias empresas nacionais do setor de TIC, o Rio Info Portugal abre um campo amplo de negócios voltados para a Europa e também para a África e o próprio Brasil. Essa perspectiva supera a simples exportação de software (programas de computador) e de serviços, ponderou.

Na edição do ano passado, os negócios feitos pelas empresas do Brasil durante e depois do evento movimentaram em torno de 2 milhões de euros. “A minha expectativa este ano, pelos contatos que as empresas já vêm mantendo entre elas, é que pelo menos dobre esse valor”. O Rio Info Portugal se estenderá até o dia 20 deste mês.