Empresas estão pré-qualificadas para disputar a Cemar

As empresas SVM participações e Empreendimentos Ltda é MT Baker Enterprises LLC, foram as duas empresas que já entregaram toda a documentação exigida para a pré-qualificação no processo de transferência do controle acionário da Companhia Energética do Maranhão(Cemar). A Aneel analisará toda a documentação das duas empresas e divulgará no próximo dia 07 de novembro a relação das pré-qualificadas.

Conforme o cronograma do processo, após a etapa de pré-qualificação, as empresas que forem habilitadas terão até o próximo dia 1º de novembro para apresentar suas propostas econômico financeira para aquisição e controle da Cemar. A Aneel marcou para o próximo dia 23 de dezembro o anúncio sobre a proposta da empresa vencedora. A transferência será formalizada imediatamente pela empresa vencedora do controle concessionária pela atual acionista controladora, a Pensilvania Power Light(PPL) Global LLC, que a ser realizada no dia 29 de dezembro, data que marca a finalização do processo.

A Aneel interveio na gestão da Cemar no dia 21 de agosto de 2002, depois que a fiscalização da Aneel constatou agravamento da situação financeira da Cemar com risco de deteriorização, em curto espaço de tempo, da qualidade dos serviços prestados a população de São Luís e consequentemente comprometendo o atendimento dos consumidores.

A SVM Participações, do Grupo GP, que também participou do processo anterior de transferência do controle acionário da companhia, finalizado no dia 12 de agosto, não obteve êxito na aquisição do controle acionário da distribuidora na ocasião porque sua proposta econômico financeira não atendeu às exigências de entendimentos formais com os principais credores da Cemar. As empresas AMT Baker Entreprises LLC é uma empresa norte-americana sediada no estado de Virgínia. As informações são da Agência Brasil.