Empresa Marcopolo vai assumir controle da Neobus

A empresa detém cerca de 12% das vendas do setor e já tem 45% de seu capital nas mãos da Marcopolo. Ambas têm sede em Caxias do Sul (RS)

São Paulo – A Marcopolo, líder na produção de carrocerias de ônibus, com quase 40% do mercado, vai assumir o controle da Neobus.

A empresa detém cerca de 12% das vendas do setor e já tem 45% de seu capital nas mãos da Marcopolo. Ambas têm sede em Caxias do Sul (RS).

Em troca da incorporação, os controladores da Neobus receberão 27,7 milhões de ações preferenciais da Marcopolo – cerca de 3% das ações da empresa -, o equivalente hoje a R$ 55,4 milhões levando-se em conta a cotação das ações da empresa na Bolsa de Valores.

O negócio ainda precisa passar por aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Em 2014, a Marcopolo vendeu 13,4 mil ônibus no Brasil, com maior atuação nos segmentos rodoviário e urbano.

A Neobus vendeu 3 mil veículos e tem forte presença no segmento de micro-ônibus, no qual a Marcopolo tem pequena atuação.

Neste ano, até setembro, a Marcopolo vendeu 6,9 mil veículos, uma queda de 38,6% em relação a igual período do ano passado. Parte da queda está sendo compensada pelo aumento das exportações.

Segundo afirmou o presidente da Marcopolo, Francisco Gomes Neto, as duas companhias continuarão a atuar de forma independente nos mercados nacional e internacional, em termos de produtos, rede de comercialização e serviços.