Empresa de Warren Buffett compra usina de energia solar nos EUA

MidAmerican Energy, da Berkshire Hathaway, já opera com instalações de energia eólica

A MidAmerican Energy Holdings, empresa de Warren Buffett, afirmou nesta quarta-feira que vai dar seu primeiro passo rumo à energia solar com a aquisição da usina Topaz Solar, da First Solar, uma das duas maiores em construção no mundo.

A MidAmerican Energy, é a companhia de energia pertencente à Berkshire Hathaway, que já opera instalações de energia eólica e seu passo no mercado de energia solar acontece em meio ao aumento das preocupações sobre a habilidade da indústria de energia solar em financiar projetos de grande escala.

A compra da usina solar, de 550 megawatts, acontece depois que a First Solar não conseguiu garantias de empréstimos para ajudar a financiar sua construção.

A Topaz é uma usina de 2 bilhões de dólares que está sendo construída no condado de San Luis Obispo, nos EUA. A usina terá capacidade para gerar energia suficiente para 160 mil lares na Califórnia, afirmou a MidAmerican Energy, em comunicado.

O negócio “demonstra que a energia solar é uma tecnologia viável comercialmente sem o apoio de garantias de empréstimos do governo”, afirmou o presidente-executivo da MidAmerican, Greg Abel.

Apesar dos detalhes da compra não terem sido revelados, as dificuldades de financiamento da First Solar para a usina sugerem que a Berkshire provavelmente obteve um bom acordo, algo que se encaixa na estratégia de investimento de Buffett.