Empresa chinesa investe milhões em postos de GNV nos EUA

Grupo ENN tem planos de instalar 50 novos postos somente neste ano e desenvolver uma infraestrutura para caminhões pesados

Los Angeles – O grupo ENN, uma das maiores empresas privadas da China, está silenciosamente implantando planos para estabelecer uma rede de postos de abastecimento de gás natural para caminhões nas estradas dos EUA.

Com planos de instalar 50 novos postos somente neste ano, a ENN se junta a um pequeno porém formidável grupo de empresas–incluindo a Clean Energy Fuels e a Royal Dutch Shell– em uma iniciativa agressiva para desenvolver uma infraestrutura para caminhões pesados abastecidos pelo barato e abundante gás natural. A Clean Energy é apoiada pela T. Boone Pickens e pela Chesapeake Energy Corp.

A medida é mais um exemplo da vontade chinesa de se beneficiar do boom do gás de xisto nos EUA. No mês passado, o grupo Sinopec, maior refinaria asiática, disse que pagaria 1 bilhão de dólares por uma fatia das áreas da Chesapeake em Mississippi Lime para exploração de óleo e gás de xisto.