Em 2011, 20% das empresas contrataram aposentados

Falta de mão de obra especializada motivou retorno de profissionais para o mercado de trabalho

São Paulo – O descompasso entre aquecimento da economia e oferta de profissionais com qualificação suficiente no Brasil fortaleceu um fenômeno curioso em 2011: o retorno de profissionais aposentados para o mercado de trabalho.

De acordo com levantamento da Hays Consulting Group, no ano passado, 20% das companhias atendidas pela consultoria contrataram profissionais que já haviam pausado (oficialmente) suas carreiras.

O maior volume de contratações de pessoas que já estavam curtindo a aposentadoria aconteceu para preencher cargos técnicos.

Segundo o levantamento, 72% das companhias recrutam aposentados para esse tipo de oportunidade. Para cargos na diretoria, o índice é de 33% das empresas.

O setor de serviços é o que mais se aproveitou desta estratégia. De acordo com a pesquisa, 25% das companhias do setor contrataram aposentados, seguido pela área de bens de consumo (10%), telecomunicações (8%) e setor farmacêutico (7%).

De acordo com a pesquisa, metade dessas contratações foram motivadas pela falta de profissionais em idade ativa com experiência e qualificação suficiente para tocar determinados projetos.

Tipo de cargo Porcentagem das empresas
Técnico 72%
Diretoria 33%
Gerência 28%
Conselho 17%
Presidência 6%