Elementos indispensáveis à gestão de talentos

A gestão de funcionários C é apenas um fragmento de um programa muito mais abrangente, cujo propósito consiste em administrar talentos de maneira eficaz. Para o cultivo do talento gerencial em todos os níveis, recomenda-se à liderança pôr em prática os seguintes imperativos:

  1. Adote uma mentalidade focada no talento e faça de sua gestão um elemento indispensável ao trabalho de todos os gerentes.

  2. Crie uma “proposta de valorização do funcionário” que leve o profissional talentoso a buscar sua empresa e nela permanecer.

  3. Reformule suas estratégias de recrutamento de tal forma que todos os níveis fiquem permeáveis ao cultivo do talento, não importa de onde ele provenha, capacitando-os ao mesmo tempo a responder aos altos e baixos desse mercado.

  4. Estimule a organização por meio do uso de stretch jobs (em que se exige do funcionário de talento um pouco mais do que ele está habituado a gerir), feedbacks realistas, coaching (em que o funcionário é orientado sobre como agir em relação à sua carreira) e mentoring (que o auxiliará a realizar um trabalho mais eficiente). A aplicação desses conceitos resultará no desenvolvimento dos talentos de toda a gerência.

  5. Chame a atenção para o desempenho do seu pessoal e diga que a contribuição de cada um deles é fundamental para a empresa.