Eike Batista recebe sua primeira plataforma de petróleo

Cerimônia de entrega será neste sábado, em Singapura

São Paulo – Campeão mundial de motonáutica em 1990, Eike Batista vai ganhar, neste sábado (13/8), mais um motivo para gostar do mar. No estaleiro da Keppel em Singapura, será realizada a cerimônia de entrega de sua primeira plataforma de petróleo, a FSPO-OSX 1.

Trata-se de um navio adaptado para extrair e armazenar o óleo. A viagem da OSX 1 rumo ao Brasil começará entre os dias 17 e 20 de agosto. As 9.000 milhas náuticas (cerca de 16.700 quilômetros) que a separam da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, serão percorridas em 38 dias.

Isso corresponde a cerca de 18 quilômetros por hora. Sem dúvida, Eike já experimentou velocidades maiores em alto-mar. Em 2006, por exemplo, o empresário quebrou o recorde da travessia Santos-Rio com a lancha Spirit of Brazil. O percurso foi feito em três horas, a uma velocidade média de 180 quilômetros por hora.

De qualquer modo, Eike talvez tenha tantos motivos para se orgulhar da OSX 1, quanto de sua superlancha. Quando for instalada no campo de Waimea, na Bacia de Campos, a plataforma será capaz de processar 80.000 barris de petróleo por dia. Sua capacidade de armazenamento será de 900.000 barris.

Veja, a seguir, outras informações sobre a OSX-1.