Eike Batista nomeia CEO da OSX para presidência da OGX

Luiz Carneiro irá assumir o lugar de Paulo Mendonça, que irá presidir o Conselho da EBX

São Paulo – O empresário Eike Batista indicou o atual diretor presidente da OSX, Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, para ocupar a presidência da OGX no lugar de Paulo Mendonça, que irá assumir a presidência do Conselho de Administração da EBX, mostra um comunicado enviado ao mercado nesta quinta-feira.

A substituição vem após uma polêmica envolvendo os detalhes da capacidade de produção de dois poços no Campo de Tubarão Azul. Após cinco meses de testes, a empresa concluiu que a área tem uma capacidade de vazão ideal de 5 mil barris de óleo equivalente por dia por poço. A projeção inicial era de algo em torno de 15 mil a 20 mil barris por dia.

A notícia veio como uma bomba para os investidores. As ações (OGXP3) derreteram 25,3% na quarta-feira. A empresa convocou uma teleconferência para explicar a situação, mas não convenceu o mercado e os papéis caíram mais 19,2% nesta quinta-feira. “O único risco que eu nunca tomei é o risco financeiro de não ser capaz de executar meus projetos”, disse Eike.

Troca

Segundo o comunicado da OGX, Carneiro tem experiência de 30 anos na indústria de petróleo e já passou por diversas posições na Petrobras. O executivo é formado em engenharia mecânica pela  Universidade Federal Fluminense e Engenharia de Petróleo pela Petrobras, além de possuir um MBA pela Universidade de Columbia. Ele ocupava a presidência da OSX desde 2009.

“Agradeço imensamente ao Paulo Mendonça pelas históricas conquistas exploratórias da OGX, que nos permitiram dar esse importante passo na direção da consolidação da capacidade de produção de petróleo da OGX, para o que contamos com a sólida experiência de Luiz Carneiro” comentou Eike Batista, em nota. Paulo Mendonça ocupava a presidência da OGX desde 2008.