Eike Batista cria uma nova empresa: a SIX

Grupo EBX compra AC Engenharia e a transforma em nova empresa do grupo, com foco em automação industrial

São Paulo – O Grupo EBX, do empresário Eike Batista, anunciou hoje a criação de uma nova empresa: a SIX Soluções Inteligentes. A base da nova companhia é a aquisição da AC Engenharia por um valor não divulgado. A empresa vai atuar na área de automação industrial.

Segundo comunicado à imprensa, o Grupo EBX deterá 70% da nova empresa. Já o fundador da AC Engenharia, Alexandre Caldas, permanecerá com 30% da SIX e atuará como CEO.

A AC Engenharia, ponto de partida da SIX, atua há 17 anos na prestação de serviços para os setores de óleo e gás. Não por acaso, Eike espera que a nova aquisição busque parcerias também com as outras empresas de seu grupo, que já conta com duas companhias focadas nestes setores: a petrolífera OGX e a OSX, responsável pelas plataformas.

“Arbitramos ineficiências e esse novo investimento eliminará gargalos nesse setor”, afirmou Eike, no mesmo comunicado. O texto cita os mercados de infraestrutura e recursos naturais como potenciais alvos de atuação da SIX.

A SIX nasce com 130 funcionários, e planeja atingir 600 funcionários até 2015. Entre 2011 e 2019, os investimentos previstos são de 100 milhões de reais. Parte dos recursos irá para a montagem de centros de desenvolvimento no Rio de Janeiro e em Macaé.