Fábio Pajaro: como fazer um bom investimento

Por Fábio Pajaro  

Existem investidores tão experientes que são capazes de identificar uma ideia promissora da mesma forma como decidem a cor de uma camisa. Mas, para aqueles que estão no início de sua trajetória empreendedora, a tarefa não é tão simples assimIdentificar quais projetos têm grandes chances de alcançar sucesso é uma tarefa que exige muito trabalho e disciplina. 

O caminho para o sucesso não é rápido e exige que algumas etapas sejam cumpridas para o desenvolvimento do projeto. Os empreendedores precisam inicialmente fazer uma análise exploratória, uma pesquisa aprofundada e com o menor valor de investimento possível. Já que não se sabe ao certo se a ideia vale a pena ou não. 

Muitas questões precisam ser analisadas na fase inicial. Ao invés de se fechar e ocultar o seu projeto, o empresário precisa expor os seus planos e assim conseguirá reunir informações necessárias para desenvolver e amadurecer o projeto. 

Durante o processo de pesquisa, é importante entender como será a recepção do projeto no mercado, quais os principais riscos, qual é o público/mercado alvo, porque o produto é inovador qual o seu diferencial.  

Outro ponto essencial para ser bem-sucedido como investidor é conhecer e analisar os principais concorrentes e empresas que já atuam no setor. Buscar superar alguns gaps é fundamental para que o negócio tenha o seu diferencial e conquiste os principais stakeholders. 

Outra ferramenta que pode ser usada é a análise FFOA – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de seu negócio, isso trará uma ideia melhor das probabilidades de seu projeto ter sucesso. 

Ter uma pessoa experiente, uma espécie de conselheiro, que você possa consultar também é uma forma de identificar a viabilidade no negócio e do risco do investimento. Empresários que já atuaram naquele mercado possuem um diferencial e uma visão realista do mercado e de como o seu produto/serviço impactará o setor de atuação.