Como ser realmente produtivo no trabalho?

Por Fábio Pajaro, empresário

 

Com o uso frequente das redes sociais e outras ferramentas que a tecnologia adicionou ao ambiente de trabalho, desempenhar diversas atividades ao mesmo tempo e manter o foco se tornaram tarefas muito mais desafiadoras. No entanto, nem tudo está perdido, alguns passos podem garantir que você consiga finalizar os trabalhos e ao mesmo tempo ficar concentrado.

O primeiro passo é ter uma lista de atividades que devem ser executadas naquele dia, se possível, organizada por prioridades. Logo no início do dia cheque as mensagens dos e-mails, dos grupos de trabalho e verifique se existe alguma demanda urgente para ser resolvida. Caso a resposta seja sim, acrescente a lista.

Ao longo do dia, é importante ir acompanhando a lista e relembrar o que precisa ser feito, as pessoas com as quais você precisa conversar, receber ou dar alguma resposta. Ficar atento a esta lista te ajudará a manter o foco.

Outra forma de manter a concentração é ser cauteloso e disciplinado quando o assunto são as redes sociais. Apesar de muitas pessoas precisarem acessar esses meios para trabalhar ou até para dar uma pausa durante aquele dia mais puxado, as chances de distração são grandes. Portanto, é necessário se desconectar por um tempo para conseguir executar alguns projetos.

O diálogo com pessoas de áreas e cargos diferentes também pode ajudar nesse processo. Não adianta se fechar em uma sala e não falar com ninguém o dia todo – muito pelo contrário. Este contato ajuda na promoção de novas ideias e caminhos para executar algumas atividades. A troca de experiências é muito útil e ajuda a melhorar os processos também.

Mantenha o seu ambiente de trabalho organizado e limpo. Tenha anotações apenas em um lugar e evite guardar papéis e arquivos que você não irá utilizar. Isso também ajudará você a ser mais assertivo e otimizar o seu tempo. A organização é um fator muito importante quando o assunto é produtividade.