eBay acirra a briga com a Amazon com mais uma aquisição

Negócio de 2,4 bilhões de dólares deve fortalecer atuação do eBay no segmento de varejo eletrônico

São Paulo – A compra do GSI Commerce vai fortalecer a musculatura do eBay para brigar com a Amazon.com, maior empresa de vendas online do mundo. O GSI, empresa que atua no segmento de serviços de marketing para a internet, possui dezenas de clientes de peso, como Adidas, DKNY, Nautica, entre outros.

Segundo um analista de mercado ouvido pelo jornal The New York Times, o mais interessante do negócio é a possibilidade do eBay fazer vendas cruzadas de serviços para um mesmo cliente. “O eBay está pagando um preço razoável para ampliar sua presença no comércio eletrônico e o negócio é positivo”, disse.

Com um modelo de negócios baseado em leilões virtuais e ofertas, o eBay há muito é cobrado pelos analistas para que amplie seu foco de atuação. “Tentar se conectar com o varejo online é a estratégia mais acertada do eBay, principalmente no longo prazo”, afirmou um analista de mercado ao jornal The Wall Street Journal. “Trata-se de um buraco que o eBay tinha e que agora está tentando preencher, disse.

Outro trunfo da aquisição são os ganhos que a própria união com o GSI pode trazer. O eBay estima que as sinergias do negócio somarão 60 milhões de dólares até 2013. O negócio foi fechado por 2,4 bilhões de dólares.

Investimentos

A compra do GSI é a segunda maior já feita pelo eBay desde 2005, quando a companhia investiu 2,6 bilhões de dólares na aquisição do Skype, plataforma de serviços de voz pela internet. Tempos depois, a companhia chegou a admitir publicamente que havia pago muito pelo Skype.  Em 2009, a companhia vendeu 75% do serviço cerca de 2 bilhões de reais.

De acordo com comunicado divulgado pela empresa nesta segunda-feira, o negócio com o GSI deve ser concluído no terceiro trimestre deste ano. Nesse período, o GSI pode receber ofertas de outras companhias que estejam interessadas em seus ativos. O eBay pode, no entanto, cobrir as ofertas dos demais  concorrentes, se houver.

No ano passado, a receita do eBay totalizou 9,2 bilhões de dólares, alta de 13% na comparação com o ano retrasado. Já o lucro da companhia, no período, totalizou 1,8 bilhão de dólares, aumento de 18% na comparação com 2009. Neste ano, se a aquisição do GSI for concluída, a companhia já espera uma queda nos resultados.