Eastman Kodak venderá patentes de imagens digitais

Companhia deverá vender patentes por cerca de US$ 525 milhões para um consórcio liderado pela Intellectual Ventures e RPX

A Eastman Kodak vai vender suas patentes de imagens digitais por cerca de 525 milhões de dólares para um consórcio liderado pela Intellectual Ventures e RPX, em um passo fundamental para encerrar seu processo de concordata no primeiro semestre do próximo ano.

O consórcio incluiu companhias como Adobe, Amazon.comm, Apple, Facebook, Fujifilm, Google, Huawei, Microsoft, Research in Motion, Samsung e Shutterfly, que vão licenciar ou comprar as patentes.

A pioneira da fotografia disse que uma parte do pagamento virá de 12 licenciadoras de propriedade intelectual organizadas pela Intellectual Ventures e pela RPX Corporation.

A venda de cerca de 1,1 mil patentes, que a Kodak dizia que poderiam valer até 2,6 bilhões de dólares, foi um ponto importante para os planos da companhia para mudar seu foco do mercado de consumo para fornecer produtos e serviços para a indústria de imagem comercial.

Os acordos estão sujeitos à aprovação do Tribunal de Falências dos Estados Unidos, em Manhattan.