Dona do JBS lança Banco Original

Instituição nasce da fusão entre Banco JBS e Matone com patrimônio líquido de 1,872 bilhão de reais

São Paulo – A holding J&F, que controla o JBS, lançou hoje o Banco Original. A instituição resulta da união entre o Banco JBS e o Banco Matone, anunciada em março. As outras marcas deixam de existir a partir de hoje. Não há pretensão de ter agências desse banco, e o varejo será atendido pela rede de lojas Bem-vindo.

O setor de agronegócio sempre será o foco, segundo Emerson Loureiro, presidente do Banco Original. “Esse é nosso DNA”, disse. A carteira de agro está atualmente em 500 milhões de reais e a meta é chegar a 1,5 bilhão em 2012. “Isso não significa que seremos um banco especialista num produto só, não é o melhor modelo de negócio”, segundo Joesley Batista, presidente da holding J&F, dona também do JBS.

Atualmente a carteira do varejo soma 1,850 bilhão de reais, sendo que 75% desse total é crédito consignado. A meta é manter a carteira estável no próximo ano.

O banco pretende diversificar os produtos oferecidos no varejo, que será atendido pela rede de lojas Bem-vindo, adquirida na integração com o banco Matone. Para emplacar no varejo, o banco vai investir em agilidade, segundo Batista. “Nosso diferencial não é a taxa, é agilidade”, disse.

Estrutura

A rede Bem-vindo possui 70 lojas, sendo pelo menos uma unidade por capital, e é especializada na oferta de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos e servidores das Forças Armadas. São 600.000 clientes ativos, basicamente em crédito consignado, especialidade do Banco Matone.

As lojas Bem-vindo também devem levar novos produtos e serviços ao mercado – como novas modalidades de crédito pessoal, títulos de capitalização e diferentes modalidades de seguros. O banco está fechando uma parceria com uma seguradora. “Não somos seguradora, por enquanto”, disse Loureiro. Não há planos para novas aquisições no setor bancário, segundo Batista, mas a holding está olhando ativos para a Flora.

A J&F fez um aporte de 1,850 bilhão de reais no Banco Original. O negócio teve “apoio” do fundo garantidor, segundo Loureiro, que não abre qual o aporte feito pelo fundo, mas ele foi menor que o do J&F, segundo Batista.

O Banco Original nasce com patrimônio líquido de 1,872 bilhão de reais, carteira de crédito de 2,350 bilhões, total de ativos de 4,303 bilhões e índice de Basiléia de 28,05. O Banco Original nasce com um lucro líquido acumulado nos nove primeiros meses desse ano pelo banco foi de 145 milhões de reais.