Veja como aplicar selante de silicone para vedação e rejuntes

Duráveis e altamente resistentes à umidade e intempéries, os selantes de silicone são a opção perfeita para aplicações em vidro, como box de banheiro e aquários, e diferentes tipos de substratos como rejuntes de cimento e concreto ou reparo de selantes antigos e danificados pela ação da água. Com um pouco de paciência e alguns cuidados você mesmo pode aplicar o selante de silicone para resolver aquele vazamento no box ou na pia da cozinha e para fixar o vidro na janela, por exemplo.

Existe uma grande variedade no mercado de marcas de selante de silicone, inclusive genéricas, de baixo custo e de procedência duvidosa, que comprometem a qualidade da vedação, podendo ressecar, descolar, rachar e amarelar, além de não resistir a temperaturas acima de 150oC. São selantes diluídos que escorrem facilmente e ficam enrugados após sua cura.

Por isso, o primeiro passo é saber escolher o produto certo para o tipo de aplicação. São encontrados no mercado dois tipos de selante, caracterizados por seu diferente mecanismo de cura: acéticos e neutros.

Os selantes acéticos liberam um odor semelhante ao de vinagre, que em contato com determinadas superfícies pode contaminar, oxidar, enferrujar, corroer, manchar. O selante de cura acética é indicado apenas para ambientes internos e para superfícies lisas como alumínio, vidro comum e temperado e azulejos. Não deve ser aplicado em vidro laminado, vidro aramado, chapas galvanizadas, cobre, latão, espelhos, superfícies porosas, entre outras.

Os selantes neutros são mais versáteis, indicados para vedação em geral. Em caso de dúvidas sobre os diferentes tipos de substratos em que o produto será aplicado, opte pelo selante de cura neutra.

O selante leva no mínimo 72 hs para curar adequadamente, dependendo da espessura da camada aplicada e das condições ambientais do local. Temperatura elevada e umidade relativa alta aceleram o processo de cura. Já a aplicação do selante em locais com baixa temperatura e baixa umidade relativa pode retardar o tempo de cura.
A aplicação do selante de silicone não requer treinamento especial e pode ser feita pelo consumidor, seguindo as instruções do fabricante.

1º Passo – Limpeza da área. Se for o caso, remova o selante antigo com um estilete afiado, tomando cuidado para não arranhar a superfície do local que receberá o selante novo. Utilizando um aspirador de pó retire os restinhos do selante antigo, sujeira e pó que podem comprometer a vedação. Se possível, use álcool para limpar a superfície e deixe secar por alguns minutos antes de aplicar o selante, utilizando uma toalha de papel para secar a superfície completamente.

2º Passo – Preparação da pistola automática de aplicação, encontrada em lojas de material de construção. Encaixe o cartucho de selante na pistola e corte o bico do cartucho do selante com uma faca afiada, formando um pequeno ângulo. Pressione o gatilho da pistola de aplicação e empurre manualmente a base de selagem da pistola contra a extremidade traseira do cartucho. Continue apertando o gatilho da pistola até que o selante possa fluir suavemente. Pressione o bico do cartucho sobre a superfície a ser vedada, visando garantir o total preenchimento da área com o silicone. É importante seguir as instruções do fabricante.

3º Passo – Acabamento. Imediatamente após a aplicação do selante sobre a superfície, molhe uma colher de plástico com água e deslize suavemente sobre a superfície do selante para nivelar e dar um acabamento uniforme. Quando terminar de nivelar, aguarde a secagem, que deve demorar aproximadamente 72 horas.