Veja as vantagens para lojas e empresas em adotar um sistema ERP de gestão em nuvem

Implementar uma gestão eficiente deve ser o primeiro item na lista de toda pessoa que pretenda empreender, em qualquer negócio de qualquer segmento. De nada adianta ter aquela boa ideia, motivação e trabalho dedicado para iniciar tudo do zero para depois se ver perdido e com prejuízo por problemas na administração básica da empresa. E pior, problemas que poderiam ser facilmente evitados.

Quem está empreendendo precisa estudar sobre gestão empresarial e também se cercar de ferramentas que possam deixar o trabalho mais fácil e com menos margem para erros. E, por isso, os sistemas de gestão como o ERP (do inglês Enterprise Resource Planning) ganharam tanto espaço no mercado nos últimos anos.

O ERP nada mais é que um software online (hoje em dia, em sua maioria), que une e integra todas ferramentas necessárias para gerenciar de maneira adequada uma loja ou empresa, facilitando bastante a vida do gestor e seus colaboradores.

Há algumas principais vantagens em adotar um sistema ERP de gestão na nuvem, e Hermano Aragão, gestor da Kamaleon T.I., explica um pouco cada uma delas.

MAIS PRATICIDADE
Para começar, as funcionalidades de um sistema como o ERP e como elas ajudam no dia a dia corporativo é um dos grandes benefício. “Tudo estará centralizado em um só local, sem mais a necessidade de inúmeros softwares ou planilhas para diferentes tarefas e áreas, como a gestão de estoque, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, etc.”, cita Hermano. “Com as informações integradas, fica mais fácil cruzar dados e fazer análises e planejamentos em todos os aspectos do negócio, além de toda a parte de manutenção e atualização do programa também fica por conta da empresa desenvolvedora, sem maiores preocupações para o dono”, complementa o consultor.

MENOS CUSTOS
Agora a parte que mais interessa a todos: as finanças. “No aspecto financeiro, adotar um sistema na nuvem traz bastante economia ao empresário, já que há menos gastos com armazenamento físico, papelada e até mesmo com a equipe de TI”, exemplifica Hermano. “Ainda dá para poupar dinheiro com a instalação de diferentes softwares em todas as máquinas da loja, pois agora está tudo centralizado em apenas um programa, e ele funciona online”. E os custos para armazenar dados também são menores: “você só paga de acordo com o espaço que usa em serviços na nuvem”, explica Hermano, que presta assistência a vários clientes de todos os portes.

MAIOR MOBILIDADE
Outra vantagem proporcionada por um sistema de gestão na nuvem é a mobilidade. Afinal, sequer é preciso estar no escritório para acessar alguma informação, “basta ter conexão com a internet para usar as ferramentas do software. Agora tudo pode ser controlado até mesmo de casa e sem a instalação de programas no computador. Essa mobilidade é ideal para resolver problemas de último minuto quando se está longe do local de trabalho – o que sempre pode acontecer”, ressalta Hermano.

MENOR RISCO
A ideia de acessar tudo pela internet pode assustar alguns empreendedores por questões de segurança. “É natural que muita gente ainda se sinta receosa ao deixar todas as informações da empresa no meio virtual e em servidores fora do escritório”, explica o consultor. “Porém, a verdade é que o sistema ERP pode ser considerado até mais seguro do que qualquer software físico usado anteriormente. Toda a integridade dos dados é garantida pela empresa desenvolvedora, que costuma usar os firewalls mais modernos para evitar qualquer problema. Ainda há a possibilidade de restringir o acesso de funcionários apenas às ferramentas pertinentes ao seu trabalho e até a limitar horário de uso para as horas de expediente”, complementa Hermano.

GESTÃO INCREMENTADA
No final, toda a gestão da empresa fica mais facilitada e completa, com a praticidade trazida pela integração de áreas e dados em um só software online. “Os sistemas de gestão ainda permitem a automatização de tarefas, o gerenciamento conjunto de projetos e toda uma facilidade de planejamento estratégico graças ao acesso a todas as informações da empresa centralizadas, podendo analisar dados conjuntos em uma série de relatórios específicos, ou seja, se torna muito mais fácil avaliar acertos, erros, riscos, padrões e tendências”, finaliza Hermano.

Com uma administração otimizada, qualquer negócio pode lucrar mais e reduzir custos com eficácia.

KAMALEON T.I.
A Kamaleon T.I. trouxe para o mercado o conceito de automação de gestão como um serviço, oferecendo várias soluções, todas em nuvem, para empresas de todos os portes e segmentos. O ERP tem foco em grandes empresas e pode ser testado gratuitamente por um período. Há também o KASH, voltado para micro, pequenas e médias empresas. Acesse: www.kamaleon.com.br e saiba mais.
Website: http://www.kamaleon.com.br/