Uso do Airsoft para treinamento policial Force-on-Force

Polícia brasileira realiza treinamentos militares de excelência com a ajuda do Airsoft.

As forças militares de diversos estados do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, estão utilizando uma nova tática de combate no treinamento de seus efetivos, denominado de “Force on Force”.

Apesar de ser muito utilizado regularmente pelos batalhões policiais de outros países, no Brasil o Force on Force é relativamente novo, sendo que seu emprego começou a se disseminar na “pacificação” dos morros na cidade do Rio de Janeiro, pois o Force on Force consiste na simulação policial com enfrentamento real, e aqui entra o Airsoft como importante ferramenta na preparação deste treinamento.

Se estamos falando de enfrentamento real, estamos tratando de combates, com utilização de armas e estratégias de campo. E aqui há vários complicadores: utilizar armas reais neste tipo de simulação pode ser extremamente perigoso, pois coloca a vida dos policiais em risco; além disso, utilizar armas e munições reais é extremamente caro, tornando inviável a qualquer gênero de simulação.

É visando contornar estes obstáculos que o Force on Force utiliza o Airsoft. Considerado como um esporte, o Airsoft tem como objetivo simular combates reais. Emprega armas que muito se assemelham às armas de fogo, mas possuem um mecanismo de funcionamento e munições diferentes, geralmente ativadas por pressão – e, em contraste com paintball, quando os combates são atingidos não há nenhuma marca, ou seja, é um esporte de honra.

Depois desta breve explicação, fica claro porque o Airsoft é empregado nos treinamentos Force on Force. Segundo o soldado Leonardo Elias, do Comando de Operações Especiais (COE) do Rio de Janeiro, responsável pelo Estágio de Aplicações Táticas dos policias das UPPs, o Airsoft é uma ótima ferramenta, já o policial se habilita com o equipamento parecido ao utilizado no cotidiano desprovido do uso de munição verdadeira e com um valor bem abaixo de outros equipamentos para treinamento. A grande vantagem, além do desenvolvimento do profissional, é também o custo-benefício, já que com um saco de munição é possível fazer uma semana inteira de aulas.

Sobre a QG Airsoft

Os praticantes de airsoft no Brasil podem contar com a QG Airsoft para comprar produtos especializados e de acordo com a lei nacional. Para conferir o amplo estoque de produtos, basta acessar a loja virtual da QG Airsoft ou visitar a loja física em Piracicaba, São Paulo.

Website: http://www.qgairsoft.com.br/