Transformação Digital no controle de frotas

Estimado mundialmente em US$ 2,1 trilhões até 2019, o mercado de softwares e serviços relacionados à transformação digital no Brasil (desde a produção de aplicações, criação de sistemas de web, consultoria, serviços na nuvem até integração de ambientes) é calculado em torno de 10% do volume de negócios em TI, cerca de US$ 123 bilhões ao ano. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de TI (Brasscom).

Porém, outra pesquisa realizada pela Deloitte (com presidentes e diretores de 746 empresas de todo Brasil, de diferentes portes e segmentos e receitas superiores a R$ 1 bilhão), constatou que os gestores brasileiros ainda têm um bom caminho a percorrer para a transformação digital.

Imbuída em ser um agente transformador dos negócios de seus clientes, a 2S Inovações Tecnológicas , em parceria com a Instale Tecnologia, anuncia ao mercado sua solução de Controle Interno de Frotas , que, por meio do uso da tecnologia aplicada ao negócio, leva inovação a diferentes segmentos da indústria, como papel e celulose, mineração e metalurgia.

A solução, que está instalada no Centro de Inovação da Cisco – no Rio de Janeiro, foi desenvolvida especificamente para as necessidades da indústria, entre elas:

– Otimização de rotas e processos;
– Redução de perdas e custos operacionais;
– Controle total da operação;
– Rastreabilidade e redução do tempo ocioso de máquinas e equipamentos;
– Controle de terceiros no interior da planta;
– Redução de acidentes de trabalho.

“Na busca por transformar o negócio dos nossos clientes com tecnologia, passamos a estudar e entender seus processos a fim de identificar oportunidades de melhorias”, detalha Mirella Damaso Vieira, gerente de
desenvolvimento de negócios na 2S Inovações Tecnológicas. “Por meio de nossa sólida parceria com a Instale – que detém grande conhecimento em soluções de transporte, encontramos no controle de veículos e máquinas de tráfego interno uma grande oportunidade de inovação para transformar os negócios dos clientes”.

Os principais ganhos da solução são: controle total de motoristas e veículos próprios e de terceiros na planta, gerenciamento automático de filas e de origem/destino, solução de despacho e gerenciamento de status, o que possibilita a redução dos ciclos das atividades. Além disso, é possível trocar mensagens de texto e voz com o condutor e ter todas as informações de operação em tempo real.

Há também módulos adicionais, que apresentam dados de telemetria, gestão da produtividade das máquinas e a customização da solução de acordo com as necessidades do cliente.

A solução está disponível no modelo As a Service (SaaS), onde o cliente não precisa se preocupar com a aquisição de infraestrutura, software e licenças. “Por meio do SaaS, não há necessidade nem de capacitação, porque toda a implementação, integração e suporte é feito pelo nosso time”, ressalta Mirella.